Programação
Caros e caras colegas, bem-vindos!
No 42° Encontro Anual da ANPOCS, mais de mil cientistas sociais apresentarão os resultados de suas pesquisas referentes a diversos temas que vão da teoria social e metodologia, passando por temas clássicos e caros aos cientistas sociais, como democracia, nação como problema e projeto, feminismos, conservadorismos, reprodução social das elites, estratificação social, e por questões candentes, como violação dos direitos humanos, políticas estatais de pacificação, militarização das cidades, direitas no Brasil, reconfigurações da questão racial, crise no STF, políticas de inclusão, de diversidade na educação, desigualdade e discriminação, políticas públicas e meio ambiente, não reconhecimento estatal de povos indígenas e comunidades quilombolas, tributação e desigualdade, migrações e controle de fronteiras, partidos, mídias e eleições, segurança pública, o futuro das universidades, periódicos e geopolítica do conhecimento. Os 30 anos da Constituição brasileira também serão objeto de reflexão, assim como os legados de maio de 1968. Os desafios da produção acadêmica frente ao neoconservadorismo também estarão em pauta. Conflitos, Justiça e Eleições, temas atualíssimos a exigir reflexão, serão debatidos nas três sessões do Simpósio de Conjuntura.
Serão realizadas 6 Conferências, 43 Mesas-Redondas, 35 Grupos de Trabalho, 45 Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas, 6 Fóruns e 10 Colóquios. Teremos sessões especiais para discutir a reforma do processo de avaliação da Capes, a produção e função dos balanços bibliográficos, para exibir documentário sobre Alfred Schütz e para homenagear pesquisadores que faleceram no último ano. Faremos lançamentos de livros e revistas, um workshop sobre Fotografia e Contexto Social, com a colaboração do Instituto Moreira Sales, mostra de filmes e exposições fotográficas.
Pelo segundo ano, contaremos com fóruns especiais organizados pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
Serão oferecidos minicursos sobre: 1) Antropologia em contextos de crise: conflitos ambientais e desastres sociotécnicos; 2) Criatividade e instituições políticas; 3) Suave, ma non tropo – Como decifrar fatos brutos.
As conversas com o/a autor/a serão realizadas por Afrânio Garcia (Antropologia), Rachel Meneguello (Ciência Política) e Ilse Scherer-Warren(Sociologia).
Os escolhidos para os Prêmios Anpocs de Excelência Acadêmica são Gabriel Cohn,Maria Manuela Carneiro da Cunha e Renato Boschi.
A Diretoria
- Ant
- Próximo >>