Nova reunião do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

reunio_forum_ch2

No dia 27 de novembro de 2013, em Brasília, diversas associações representativas das humanidades realizaram mais uma reunião do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

O presidente da ANPOCS, Prof. Gustavo Lins Ribeiro, iniciou a reunião com uma introdução, lembrando a todos que o Fórum surgiu após seu encontro e da Presidente da ABA, em abril de 2013, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, para discutir a ideia de um novo conselho nacional de ética na pesquisa para a área, entre outros assuntos. (saiba mais)

Dessa forma, o objetivo principal da reunião foi dar prosseguimento à proposta de institucionalização de um sistema de avaliação da ética em pesquisa, específico das Ciências Humanas. Atualmente, em função de mobilizações anteriores, está em discussão uma nova regulamentação dentro da CONEP (Comissão Nacional de Ética na pesquisa) com a participação de dois representantes da ANPOCS, os professores Luis Fernando Dias Duarte e Cynthia Sarty.

Além disso, o Fórum discutiu a necessidade do aumento do valor das bolsas de pesquisa junto ao CNPq e a inclusão das Ciências Sociais nos editais do programa Ciência sem Fronteiras. A ANPOCS apoiou veementemente a necessidade do aumento desses valores congelados há anos e conclamou todas as associações e sociedades científicas a juntarem-se em torno desse objetivo.

Entre os encaminhamentos apontados estão: buscar outras associações de ciências humanas e sociais para somarem forças ao Fórum, agendar audiências com Ministros da Educação e Saúde e retomar contato com Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação.

Próximas reuniões ainda não foram definidas.