- Criado: 09 Agosto 2017
É com grande pesar que comunicamos o falecimento da professora Leila Maria da Silva Blass, no dia 25 de julho último.
Professora titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, Leila participou da diretoria da SBS de 1994 a 1997, durante duas gestões, e trabalhou com entusiasmo pelo crescimento e consolidação da associação, promovendo a SBS em âmbito nacional e internacional.
Ao longo de sua trajetória de docente e pesquisadora dedicou-se à formação de estudantes na graduação e pós-graduação, orientou teses e dissertações e produziu relevante obra para a área de estudos do trabalho.
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971), concluiu o mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1982) e o doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990). Livre-docente pela Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1999, realizou estágios de Pós- Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia na Universidade de Coimbra (CES/FE/UC) e no Centre National des Recherches Socialles (GEDISST/ CNRS), Paris, França, em 1998; e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal, em 2003-2004.
Escreveu livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais sobre movimentos grevistas; processo de trabalho em bancos; produção artística dos desfiles de carnaval nas grandes escolas de samba de São Paulo; trabalho e fazeres artísticos; trabalho e emprego; práticas de trabalho imaterial e construção de saberes. Líder do Núcleo de Estudos "Trabalho, trabalhadores e trabalhadoras" (NETTT) vinha desenvolvendo, nos últimos anos, estudos na área da Sociologia da Vida Cotidiana e seus desafios teórico-metodológicos onde se incluem as questões relativas aos diversos modos de envelhecer.
Leila deixa uma importante obra e boas lembranças para os que com ela conviveram. Deixa, também, uma grande lacuna nos estudos inovadores que vinha realizando sobre trabalho, gênero e construção de saberes.