Nova Reunião do Fórum de Associações de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas na SPBC em Recife/PE

foto-17-06-2013-edit

Dando continuidade ao encontro realizado em Brasília, no dia 11 de junho, anunciamos uma nova reunião a ser realizada durante a  SBPC, em Recife. Nessa ocasião, as alterações na minuta do Código de Ética em Pesquisa serão avaliadas para chegarmos a uma versão que possa ser entregue ao Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação. Por isso, é necessário que um grande número de associações científicas da área de Ciências Sociais e Humanas esteja presente para chegarmos a um consenso.

Aqueles que desejarem fazer sugestões à minuta apresentada em Brasília (acesse aqui a minuta), por favor, providenciem o envio até o dia 11 de julho para que o GT Ampliado tenha tempo hábil de consolidá-las. O resultado do trabalho do GT ampliado será enviado oportunamente, antes da reunião na UFPE.

Seguem abaixo dados do referido encontro:
 
Data: 24 de julho de 2013 (quarta-feira)
Horário: 10h às 13h
Local: UFPE, 13º  andar do CFCH, Auditório I, PPGA

Solicitamos a gentileza de confirmar a presença, através do e-mail aba@abant.org.br, até o dia 21 de julho.


Entenda o processo.


22 de abril de 2013:

Presidente da ANPOCS tem encontro produtivo com ministro da ciência, tecnologia e inovação.

No dia 22 de abril, os presidentes da ANPOCS, Gustavo Lins Ribeiro, e da ABA, Carmen Rial, tiveram uma proveitosa reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação que recebeu, positivamente, algumas reivindicações históricas das ciências sociais e humanas. Dentre elas, destaca-se a disposição de criar um Conselho de Ética de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais internamente ao MCTI.

Na ocasião, o Ministro Raupp solicitou que fosse apresentada uma proposta concreta. Dessa forma, organizou-se uma ampla convocação de associações científicas da área de ciências sociais e humanas a fim de elaborar uma proposta de Conselho bem como de normatização específica que seja equivalente  à Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que rege a pesquisa envolvendo seres humanos.

11 de junho de 2013:

Reunião histórica das Associações de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas

foto-17-06-2013-edit

Mais de 20 representantes de Associações Científicas brasileiras reuniram-se no dia 11 de junho na Universidade de Brasília para encaminhar a proposta de formação de um Conselho de Ética em Pesquisa, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que regule a ética na pesquisa em suas áreas.

Na ocasião, formou-se um GT que amplia o anterior Comitê de Ética na Pesquisa formado pela ABA/ANPOCS para aperfeiçoar uma minuta apresentada e amplamente discutida na reunião (acesse aqui a minuta preliminar). O documento será posteriormente levado ao Ministro Marco Antonio Raupp, do MCTI.

A reunião, coordenada pelos presidentes da ANPOCS e da ABA, decidiu também formar preliminarmente o Fórum de Associações das Ciências Humanas, Sociais e Ciências Sociais Aplicadas como espaço político de encontro e encaminhamento de propostas de interesse dessas áreas. A próxima reunião do Fórum ocorrerá em julho durante a SBPC, em Recife.