FONTES DE PESQUISA

Mapa das Ações Afirmativas - GEMAA-IESP/UERJ

Um mapa interativo das ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras

Está no site do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação afirmativa, do IESP-Uerj) o novo mapa das ações afirmativas nas universidades públicas federais e estaduais brasileiras. Ampliado e revisto, o mapa já incorpora as mudanças nas políticas de ação afirmativa introduzidas pela Lei 12.711, que tornou obrigatória a adoção de cotas pelas universidades federais. O usuário pode consultar informações sobre essas políticas tendo em vista região, unidade federativa, tipo de universidade, bem como o tipo de ação afirmativa e beneficiários. O mapa é um guia para acadêmicos, estudantes, candidatos ao ensino superior, jornalistas e demais interessados em políticas inclusivas no ensino superior.


Para acessar o mapa, visite o site do GEMAA:

http://gemaa.iesp.uerj.br/dados/mapa-das-acoes-afirmativas.html

Outras notícias:

• Os resultados da pesquisa do GEMAA acerca dos impactos da Lei 12.711 nas universidades federais foram divulgados pelo jornal O Estado de São Paulo. O estudo aponta que o corte de renda fixado pela Lei de Cotas nas universidades federais faz com que concorrência por cadeiras seja mais acirrada para estudantes pretos, pardos e indígenas das classes mais baixas. Acesse as reportagens: "Entre cotistas pobres, competição por vaga é duas vezes maior para negros" e "Cotas devem passar por avaliação constante, dizem especialistas".

• Visite o site do GEMAA para ter acesso à linha do tempo sobre as medidas de combate ao racismo e discriminação racial e experiências internacionais com as políticas de ação afirmativa.

O GEMAA é um grupo de pesquisa dedicado ao estudo da ação afirmativa, com inscrição no CNPq e sede no IESP-UERJ. Além de aglutinar projetos de pesquisa acadêmica acerca da ação afirmativa, a partir de diversas abordagens metodológicas, o grupo organiza eventos, workshops e discussões sobre o tema.