FONTES DE PESQUISA

Centro de Estudos da Metrópole (CEM)

cem logoO Centro de Estudos da Metrópole (CEM)   oferece o curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social aos interessados não-especialistas em aprofundar seus conhecimentos sobre o software. 
 

Na capacitação, os participantes, em geral profissionais que atuam com políticas sociais, terão uma visão geral do sistema, aprendendo a usar as ferramentas básicas estando, com isso, habilitados a explorar as bases de dados e a gerar mapas e gráficos. Mais de 900 pessoas já realizaram o treinamento, procurado por técnicos da administração municipal, estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos. A duração total é de 20 horas. O último curso a ser oferecido pelo o CEM em 2012  acontece em novembro (28, 29 e 30/11).

TerraView Política Social

Disponível gratuitamente no site do CEM, o software de geoprocessamento TerraView – Política Social é uma ferramenta voltada para a produção de análises especiais a partir de dados demográficos, econômicos e sociais. A possibilidade de acesso ao software TerraView – Política Social integra uma parceria entre o CEM e a Divisão de Processamento de Imagens, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI-INPE).

As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do CEM, preenchendo a ficha de inscrição (Clique aqui para acessar o formulário) e mediante depósito na Conta Corrente: 22878-8, Agência: 0646-7 – Banco do Brasil, em nome do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A seguir o interessado deverá enviar o comprovante de depósito via fax ou e-mail aos cuidados de Daniel W. T. da Silva. Fax. (011) 5574-5928 ou e-mail para danielt@cebrap.org.br.Atenção: em caso de cancelamento do curso o aluno será reembolsado integralmente ou transferido, a seu critério, para o próximo curso programado. Porém, em caso de desistência do curso por parte do aluno, o reembolso será de 50% do valor depositado.

Sobre o CEM

O CEM foi criado em 2000 a partir de uma iniciativa conjunta do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), do SESC (Serviço Social do Comércio) e de unidades da Universidade de São Paulo, como a FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e a ECA (Escola de Comunicações e Artes). Trata-se de uma instituição financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), pelo CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia por meio de um novo modelo de organização da investigação científica implementado nos Cepids (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e nos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia). Outra dimensão é constituir parcerias duradouras com instituições ou organismos responsáveis pela concepção e implementação de políticas públicas, como o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a TV Cultura.

Site do CEM: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/

Boletim Pontocem

O boletim Pontocem é uma publicação online destinada a divulgar trabalhos relacionados à pesquisa desenvolvida no CEM/INCT (Centro de Estudos da Metrópole/Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia). Com periodicidade semestral, a publicação traz a referência bibliográfica de todas as obras desenvolvidas no CEM e os links para acessá-las se disponíveis na World Wide Web. Para maiores informações clique aqui