FONTES DE PESQUISA

Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil

O Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil, coordenado pelo núcleo de pesquisa em sociologia política brasileira da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pretende ser o principal ponto de referência nacional para informações sistemáticas sobre elites burocráticas e científicas, parlamentares e partidárias, judiciárias e intelectuais e elites profissionais e sociais do Brasil contemporâneo.

Inspirado no Observatorio de Instituciones Representativas de América Latina – OIR, da Universidade de Salamanca, e financiado em parte pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o observatório reúne, numa mesma base eletrônica de acesso livre, sumários de pesquisas, estudos históricos, análises prospectivas e sondagens qualitativas e quantitativas sobre as classes dirigentes brasileiras no período recente.

Podem ser consultados, sem qualquer custo, os instrumentos utilizados nas sondagens de vários grupos de pesquisas (questionários, planilhas, livros-código, fichas prosopográficas, roteiros de entrevistas), a produção científica resultante dessas sondagens, além de todas as bases de dados disponíveis. Um dos propósitos do observatório de elites é adensar essa área de estudos no Brasil através do compartilhamento de informações.

O observatório permite percorrer uma série de listas nominais de presidentes, governadores, ministros, parlamentares, secretários de estado, prefeitos, desembargadores e membros de tribunais superiores, além de líderes de associações de classe (empresários, sindicalistas etc.) mais relevantes do Brasil. Estão disponíveis também para consulta nossa série de “textos para discussão” e, no futuro, o boletim do observatório.

A biblioteca virtual sobre grupos dirigentes do brasil, que integra o observatório, reúne grande parte dos estudos sobre elites políticas e sociais brasileiras e uma lista de sites ordenados por assuntos que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos online. É possível baixar publicações (livros, artigos), papers, trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses), relatórios de pesquisas e consultar a lista de associações científicas, grupos e centros de pesquisa dedicados ao tema.

No futuro será possível enviar seu banco de dados para o observatório de elites políticas e sociais do brasil através do e-mail: oelites@gmail.com

Se você quiser indicar um artigo ou paper de sua autoria, enviar o link de um grupo de pesquisa no tema, um banco de dados ou um perfil biográfico de pesquisador que atue na área, faça através do e-mail indicado acima.

Maiores informações na homepage