LIVROS

Para onde vai a pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil

ParaOnde

ISBN 85-7460-309-0
Autora: Carlos Benedito Martins (org.)  
Editoria: Bauru, SP: Edusc, Anpocs
Edição: 2005
Número de páginas: 268

Descrição: A sociedade brasileira conta hoje com um sistema de pós-graduação sólido e diversificado nas Ciências Sociais. Dezenas de programas de Mestrado e Doutorado em Antropologia, Ciência Política e Sociologia atuam em universidades de diversos estados da Federação. Neste livro – planejado pela ANPOCS e elaborado por especialistas de destaque, coordenados por Carlos Benedito Martins – encontram-se balanços qualitativos da trajetória do conjunto desses programa, bem como perspectivas para seus desenvolvimento.

Indo mais além, os autores fazem prospecções sintéticas e críticas sobre o saber acumulado e o devir de suas disciplinas, o que torna o livro valioso também para os interessados na tradição e nos desdobramentos recentes das Ciências Sociais. O texto ainda pode ser lido como uma introdução aos debates polêmicos que sempre cercaram a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia em seus aspectos empíricos, teóricos e metodológicos, sob a luz de diversas correntes de pensamento que se sedimentaram nas universidades brasileiras, especialmente na Pós-Graduação.
Em suma, pesquisadores das Ciências Sociais em particular e das Ciências Humanas em geral têm muito a ganhar com as discussões propostas nesse livro. (Por Marcelo Ridenti, Unicamp)