Um mapa interativo das ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras
Está no site do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação afirmativa, do IESP-Uerj) o novo mapa das ações afirmativas nas universidades públicas federais e estaduais brasileiras. Ampliado e revisto, o mapa já incorpora as mudanças nas políticas de ação afirmativa introduzidas pela Lei 12.711, que tornou obrigatória a adoção de cotas pelas universidades federais. O usuário pode consultar informações sobre essas políticas tendo em vista região, unidade federativa, tipo de universidade, bem como o tipo de ação afirmativa e beneficiários. O mapa é um guia para acadêmicos, estudantes, candidatos ao ensino superior, jornalistas e demais interessados em políticas inclusivas no ensino superior.
O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Centro de Estudos da Metrópole disponibiliza base de dados inédita dos Censos Demográficos
Informações inéditas trazem dados de 50 anos de Censos Demográficos
Já está disponível na área de Base de Dados do site do CEM – Centro de Estudos da Metrópole, um vasto conjunto de bancos de dados referentes a Censos Demográficos realizados pelo IBGE ao longo de meio século e Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domicílios(PNADs) coletadas ao longo de 35 anos. Esse material que passa a integrar a já volumosa Base de Dados do site do CEM serve como fonte básica para os trabalhos de investigação de um dos novos projetos do CEM/CEPID: Projeto Censo -Quanto o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos?
O Centro Edelstein realiza pesquisas nas áreas da Sociedade da Informação, Transformações Políticas e Culturais no Sistema Internacional e Sociedade Civil e Democracia.
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) acaba de eleger, em assembleia geral, 36 cientistas de excelência, de diferentes áreas, que passarão a compor seu quadro de membros titulares e correspondentes.
O Consórcio de Informações Sociais (CIS)é uma organização gerida conjuntamente pela ANPOCS e o Departamento de Sociologia da USP, com o apoio do CNPq. O CIS capta e disponibiliza para a comunidade de cientistas sociais 300 bancos de dados e 400 links para dados oferecidos por outras instituições. O serviço que o CIS presta à comunidade depende, porém, dele receber bancos de dados que resultem das investigações realizadas pelos pesquisadores.
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) oferece o curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social aos interessados não-especialistas em aprofundar seus conhecimentos sobre o software.
ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais CNPJ nº 29.978.236/0001-89 |
||
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - 1º andar |
![]() |
+55 (11) 30914664 / 30915043 / 30914728 anpocs@anpocs.org.br |